09/05/2024 às 09h42min - Atualizada em 10/05/2024 às 14h36min

Dia das Mães: NAVA dá dicas de proteção contra golpes na Era da Inteligência Artificial

Divulgação

São Paulo, maio de 2024 — De acordo com o Panorama de Ameaças de 2023 na América Latina, os golpes financeiros tiveram um crescimento de 32% no Brasil no ano passado. Mesmo com todas as cautelas de empresas e pessoas físicas, os ciberataques estão cada vez mais sofisticados.  

O head de CyberSecurity da NAVA Technology for Business, Wesney Silva, lembra que o Dia das Mães, uma das principais datas do comércio brasileiro, é um período em que as ameaças tendem a crescer com o aumento de  vendas online. E, neste ano, a Inteligência Artificial já está entre as ferramentas que os cibercriminosos podem usar para enganar vendedores e  compradores. Por isso, Silva destaca alguns tipos de golpes que podem estar mais em uso na data:

  • Deep fake: Os cibercriminosos se aproveitam do surgimento de novas tecnologias para burlar a vigilância das potenciais vítimas. Com a IA, já é possível produzir deep fakes, simulando a aparência e a voz de pessoas reais.  Com isso, esses golpes podem ser mais  difíceis de detectar e prevenir, porque são interações altamente convincentes. A IA permite que golpistas criem ataques personalizados e altamente convincentes.Fique atento a comportamentos suspeitos ou problemas técnicos de iluminação e falta de sincronia de falas. 
  • Emails promocionais falsos:  Outro ataque bastante popular é o envio de e-mails promocionais falsos, usando IA para personalizar as mensagens com informações obtidas de vazamentos de dados, aumentando assim a chance de enganar tanto vendedores quanto consumidores.
  • Imitação de sites oficiais: A IA tem sido usada para criar sites de e-commerce falsos que imitam lojas legítimas, completos com avaliações de produtos e atendimento ao cliente automatizado, dificultando a distinção entre o real e o fraudulento. Esses sites não apenas enganam os consumidores, mas também prejudicam a reputação e a confiança nas marcas legítimas.

Para se protegerem, os vendedores digitais devem adotar uma abordagem multifacetada de cibersegurança. Isso inclui a implementação de soluções de segurança avançadas que utilizam IA para detectar e neutralizar ameaças em tempo real, como também a realização de treinamentos regulares de conscientização sobre segurança para toda a equipe e clientes. É crucial também adotar práticas de segurança robustas, como a autenticação de dois fatores (2FA) para todas as transações e o monitoramento contínuo de atividades suspeitas.

A transparência com os clientes sobre as medidas de segurança adotadas e a educação sobre como identificar possíveis golpes podem reforçar a confiança e proteger tanto os consumidores quanto os negócios contra as ameaças cibernéticas.

Sobre a NAVA Technology for Business

Com mais de 28 anos de atuação, a NAVA Technology for Business fornece serviços e soluções de negócios e tecnologia, como Plataforma de AIOps & Observability Strategy, Digital Strategy & Agile Development, Payments, Intelligent Outsourcing, Cloud & Infrastructure Solutions, Advanced Analytics & Automation e Cybersecurity. Assim, a NAVA inspira pessoas e empresas dos setores financeiro, seguros, meios de pagamento, educação, energia, saúde, telecomunicações e varejo a transformar e impactar positivamente o mundo. Saiba mais em https://nava.com.br 

Contatos para a Imprensa

[email protected]

Anna Carla Jurazecki  | (11) 94247-6804

Cassia Schittini | (11) 97732-0294

RPMA Comunicação

Tel.: 11 5501-4655

www.rpmacomunicacao.com.br


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp